Saturday, June 6, 2009

Mary Wigham e a sua vida em Ackworth


Ackworth School situa-se em Pontefract, no condado de yorkshire, norte de Inglaterra. Começou por ser um hospital para crianças orfãs, mas em 1779 adquiriu a função que ainda tem hoje: a de escola e que foi fundada por Sir John Fothergill.

Mary Wigham, era uma menina da região e frequentou esta escola entre 1788 - 1791.

Conforme se sabe, o sampler que bordou em 1790, pertence à escola e é aquele que vamos bordar.

Este sampler tem um valor histórico muito grande, dado que é o primeiro sampler de medalhões que se conhece. A partir daí, muitos foram os samplers bordados usando os medalhões, embora cada um deles seja único e conte um pouco da história das pequenas mãos que o bordaram.

Vida escolar:

Conforme já foi referido Ackworth fica situado no extremo norte de Inglaterra, onde os invernos são extremamente frios. Apesar do vestuário ser razoável, as crianças sofriam imenso com o frio existente nos edifícios, cujo chão era de lage.

Infecções, sobretudo respiratórias, e até mesmo epidemias assolaram muitas vezes a escola, que tinha poucos medicamentos para as combater. Assim, muitas crianças chegaram mesmo a morrer.

Mesmo que não sofressem destas doenças mais graves e sérias, às frieiras ninguém era poupado.

Imaginem o que era bordar numa sala enorme de pedra, com uma única lareira, vedada, para que ninguém se pudesse aproximar muito. Este foi o aquecimento da escola até 1809.

A iluminação a gás só foi instalada depois de 1838, pelo que a estadia da Mary Wigham em Ackworth só foi iluminada por velas e candeias de azeite.

Sabe-se muito pouco acerca dos horários escolares das meninas, e da proporção de tempo que elas teriam livre para bordar e até mesmo como é que conseguiam os materiais. Pensa-se que pelo menos algum, seria conseguido como pagamento pelo trabalho de costura e tricot que faziam para fora da escola.

Agora que já sabem mais um pouquinho da vida da Mary juntem-se a ela e a nós para bordar o seu sampler.
Este texto foi escrito baseando-me em informação do livro de Carol Humphrey, "Quaker School Girl Samplers from Ackworth" e publicado por Needleprint.

0 Comments: